Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 Portifólio Digital



Total de visitas: 8858
Meio Ambiente

AGENDA 21: COMPERJ FORÇA REESTRUTURAÇÃO NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO

O Canhoto - Ano II - Nº 23 - 28/03/09

.

As obras do Comperj estão trazendo mudanças para todos os municípios envolvidos, entre eles Cachoeiras de Macacu. No que diz respeito à questão ambiental, surgiu a necessidade de reestruturação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS). O plano é parte das ações da Agenda 21, que é um acordo estabelecido durtante a ECO 92 entre diversos países a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável do planeta. O município criou sua Agenda Loca há cinco anos.

.

O objetivo da Agenda 21 é, a partir do diagnóstico realizado junto à sociedade civil, estabelecer metas e ações que a médio e longo prazo sejam executadas pelo poder público, com a participação da sociedade, para que as comunidades possam se desenvolver de uma maneira ecologicamente correta.

.

- A Agenda 21 não visa só as questões ambientais. É preciso pensar na questão ambiental, lógico, mas a gente pensa na ordem pública, nas questões relacionadas à educação, saúde, infraestrutura, na ordem do município - esclarece Tábita Matos da Mata, bióloga, representante da Reserva Ecológica do Guapiaçu (Régua).

.

De acordo com a bióloga, dos 15 municípios do entorno do Comperj apenas três já possuíam suas Agendas. Isso fez com que a Petrobrás trouxesse um planejamento, denominado Agenda 21 Comperj, e o apresentase aos municípios. Desde então estão sendo realizadas reuniões com o intuito de fundir os dois projetos.

.

- Percebemos que tudo aquilo que já tínhamos feito e elaborado com a Agenda 21 local poderia ser rediemnsionado. Porque não há motivos para ter duas Agendas 21 no município. O que fizemos foi aproveitar o financiamento da Petrobrás e todos os recursos que ela forneceu para esse processo e reestruturar aquilo que a gente quer para o município - explica a bióloga.

.

Histórico das ações

.

Uma das primeiras ações da Agenda 21 foi aplicar questionários e realizar encontros com a sociedade para tornar possível um diagnóstico da situação do município. A partir destes dados coletados foi elaborado o PLDS, finalizado em dezembro de 2007 e entregue ao Fundo Nacional de Meio Ambiente no ano seguinte.

.

Com a necessidade de reestruturação do projeto, as ações estão concentradas na organização de um fórum, envolvendo os 15 municípios do comperj. Ainda não há previsão de datas para ações de natureza mais concreta, no que diz respeito à execução das medidas propostas, uma vez que elas são estabelecidas, em sua maioria, para longo prazo.

Veja a publicação

.