Sites Grátis no Comunidades.net

 Portifólio Digital



Total de visitas: 8874
Cultura

TALENTOS DA TERRINHA

O Canhoto - Ano I - N° 13 - 20/09/08

.

Transformar o lixo em arte. Esse foi o caminho encontrado por Carlos Alberto Baiense, 43 anos, morador do bairro Morro do Cléber. O artesão que fabrica caminhões e tratores em miniatura, começou o trabalho há cerca três anos e sonha em fazer uma exposição das peças.

.

Para montar as mini-máquinas, Cal, como é conhecido, utiliza madeira de caixotes, bambu, pinos de alumínio e rodinhas de borracha recolhidas no lixão. E usa apenas uma serrinha, uma furadeira e uma lixadeira feita por ele mesmo como ferramentas. Atento aos detalhes, ele se preocupa em reproduzir os movimentos das caçambas e braços mecânicos, e cria até os maquinistas.

.

A paixão do artista, nascido e criado em Cachoeiras, vem da sua profissão. Carlos Alberto trabalhou cerca de 15 anos como operador de máquinas, e cria suas peças a partir da observação - Quando eu decido fazer uma peça pego  caneta e papel, olho, desenho e vou fazendo – contou ele. Cada miniatura leva cerca de 20 dias para ficar pronta.

Veja a publicação

.


 

.

PAPUCAIA, JAPUÍBA E SÃO JOSÉ DA BOA MORTE RECEBERÃO INVESTIMENTOS CULTURAIS

O Canhoto - Ano I - Nº 11 - 16/08/08

.

A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) está desenvolvendo um projeto de revitalização histórico cultural de Cachoeiras de Macacu. O objetivo é promover o turismo cultural com a criação de centros de atividades e visitação. O trabalho de catalogação dos prédios históricos do município está sendo coordenado pelo professor Vinícius Maia, e vem sendo feito desde o ano de 2004.

.

De acordo com Sílvio Leal, assessor de Cultura da Semec, entre os principais locais incluídos no projeto estão o casarão de Japuíba, onde será implantado um Centro Intereducacional de Cultura e Arte e a ruína de São José da Boa Morte.

.

- Pretendemos fazer um turismo cultural no município. A nossa idéia é que ele funcione uma vez por semana, nos finais de semana, quando um historiador, uma pessoa treinada, falará sobre os patrimônios. É um passeio turístico cultural - explicou o assessor.

.

A Igreja de Santana de Japuíba é outro local importante para a história do município, tanto por suas características arquitetônicas quanto por estar onde foi a primeira sede de Cachoeiras de Macacu. Todos os prédios vêm sendo fotografados e estudados, mas segundo Silvinho "Nada pode ser feito de uma hora para outra, tem que ser feito devagar porque tem todo um levantamento hostórico".

.

Em Papucaia, o projeto vai atingir a antiga estação de trem e a Praça dos Colonos. A Secretaria de Obras está reformando o local e incluiu no projeto a construção do primeiro palco fixo do município, e que futuramente será feito também em Japuíba e Cachoeiras. No centro da cidade será posto à disposição do público todo o conteúdo histórico encontrado por Vinícius Maia a respeito do prédio que abriga o Fórum e o antigo Quintino bocaiúva, onde funciona a Semec.

.

Parte dos recursos para as reformas e execução das obras necessarias virão do próprio município, que pretende conseguir parceria com a Petrobrás. No entanto, a maioria da verba será buscada junto ao Governo Federal, através das leis de incentivo cultural.

Veja a publicação

.

 


 .

 

 RUÍNA VAI VIRAR PARQUE HISTÓRICO CULTURAL

O Canhoto - Ano I - Nº 11 - 16/08/08

 

.

Em são José da Boa Morte já está pronto o projeto para o uso cultural da ruína. O espaço será conservado e ganhará em anexo um centro de produção artesanal.

.

- Através de uma parceria com os produtores da comunidade, vamos fazer a produção com taboa, uma pahla usada para fazer esteira. Esse artesanato conta a história da localidade - disse Sílvio.

.

O predio será coberto com teto tranparente e vai ser usado, também, para apresentações, aulas, ponto de venda do artesanato e o funcionamento de uma cantina. O projeto transformará a ruína numa espécie de Parque Histórico Cultural e permitirá maior divulgação do local, o que não acontece atualmente por causa da falta de uma estrutura adequada.

.

Em Japuíba o objetivo é a construção do Centro Intereducacional de Cultura e Arte, com saa de cinema, aulas de dança, biblioteca e ainda um centro de documentação histórica. "Junto à igreja católica temos muitos registros do município, que podem ser utilizados no centro cultural; tem muito material que pode ficar à disposição para pesquisa" - comentou o assessor.

.

Para o secretário da Semec, professor Osório LUiz, a importância dos projetos desenvolvidos por sua assessoria de cultura, transcendem a preocupação com o desenvolvimento cultural. eles são audaciosos por vários motivos: na preservação da história de Cachoeiras, guardando os casarios e construções antigas; no resgate do passado e na preservação da memória das raízes. No entanto, o principal é dar oportunidade aos alunos de estarem em contato com outra era, com elementos que não fazem parte do seu cotidiano.

.

- Isso enriquece o espírito do aluno, porque vai lhe dar mais conhecimento, vai ampliar seus horizontes e esse saber será levado para a sala de aula. com certeza ajuda no desenvolvimento escolar das nossas crianças - finalizou Osório.

Veja a publicação

 .