NOVA GESTÃO DO FEST/RJ TEM TRÊS REPRESENTANTES DE CACHOEIRAS
O Canhoto - Ano II - Nº 23 - 28/03/09
.
O presidente da Fundação Macatur, Rossi Bastos, tomou posse da presidência do Fórum de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fest/RJ), pela segunda vez consecutiva e a quarta durante os 12 anos de existência da entidade. A cerimônia ocorreu na manhã do último dia 20, no Hotel Atlântico Búzios Convention, em Búzios.
.
Além de Rossi, Cachoeiras de Macacu tem outros dois representantes no Fórum. A procuradora Sheila Trugilho, responsável pela assessoria jurídica e o secretario de turismo do município, Osório Luiz, nomeado secretário executivo do Fórum.
.
- Era uma prerrogativa minha nomear o secretário executivo e o assessor financeiro. O secretário executivo tem que ser alguém próximo a você. Apesar de ter telefone, e-mail, é mais produtivo que essa pessoa seja mais próxima, que tenha um contato diário, então escolhi Osório – explica Bastos.
.
A presença dos três representantes no Fórum é de extrema importância para Cachoeiras de Macacu, uma vez que Rossi, em suas gestões anteriores já conseguiu ações que beneficiaram o município. Entre elas está a inclusão no Roteiro Brasil, um programa do Ministério do Turismo.
.
- Foram identificados pouco mais de 300 municípios que seriam trabalhados pelo ministério, com enfoque, sobretudo, no turismo internacional. Entre esses entrou Cachoeiras de Macacu. Outros destinos turísticos até mais consolidados que o nosso município ficaram de fora – conta Rossi.
.
Ações futuras
.
Como o Fórum de Secretários de Turismo do Estado tem voz nas ações do Ministério do Turismo, o fato de Cachoeiras possuir representantes entre os membros possibilita uma maior visibilidade do município. Um exemplo disto são os seminários realizados pela entidade a fim de discutir ações para o desenvolvimento do turismo, como os quatro previstos para acontecer entre os dias 31/03 e 21/04.
.
- Vamos discutir com o empresariado, com os gestores públicos, e com os dirigentes de turismo no estado quais os caminhos que temos de percorrer. Se eu sou o presidente e tenho uma estrutura montada com várias pessoas de Cachoeiras, vou estar defendendo políticas e criando espaços para que Cachoeiras esteja dentro dessas ações – esclarece Rossi Bastos.
.
O presidente não busca beneficiar apenas Cachoeiras de Macacu, mas todos os municípios do interior do estado. Um dos exemplos é a defesa de um projeto que insere os municípios desta região nas ações para a candidatura da copa de 2014.
.
- Está faltando 22 mil leitos e o Rio apresentou um projeto de colocar tudo na Barra. Naquela ocasião eu concordei, porque era interesse do estado receber esses recursos, mas depois, internamente, fui contra. Tem que espalhar esses leitos num raio de 90 km em torno do Rio. Investir em transporte. Se fizerem isso que falei, só na Serra Verde Imperial tem 14,5 mil leitos disponíveis – comentou Rossi.
Veja a publicação
.